Home / Blog
Blog
Outubro Rosa: conscientize-se
15/10/2018

 
                  

 
O mês de outubro é bastante lembrado pela campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização de mulheres ao câncer de mama à procura por exames e o diagnóstico ou não da doença.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, 28% dos novos casos de câncer no ano correspondem ao câncer de mama, ficando apenas atrás do câncer de pele. Em vista de que essa porcentagem refere-se apenas a mulheres, num gráfico que aponta outros tipos de câncer, o número se torna alarmante.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto, cerca de 59.700 mulheres em 2018 serão diagnosticadas com a doença. Cerca de 5% da população feminina do país.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade sua incidência cresce progressivamente, principalmente acima dos 50 anos. E não é só. Mulheres em que o diagnóstico foi tido por algum familiar, devem buscar sempre se consultarem e/ou realizar o autoexame e o exame de mamografia.

Mais um dado. Por ano, cerca de 14.500 mulheres morrem pelo diagnóstico tardio da doença.

Com todos esses apontamentos, alarmantes por sinal, fica mais que claro de que buscar por exames que ajudem a constatar ou não o câncer de mama é indispensável. Se consultar periodicamente, seja a cada 6 meses ou 1 ano, é outra prática muito importante que deve ser adotada.

De acordo com apuração realizada pelo Visual News, no município de Americana, como apontam dados da Secretaria de Saúde, em 2017, foram realizadas na rede municipal 3.669 mamografias. Em 2018, até o dia 03 de outubro, foram registrados apenas 1.701 exames. Comparando os números identificamos uma queda de mais da metade em um ano.

Dos 1.701 exames realizados neste ano, foram diagnosticados 73 casos do câncer.

Uma curiosidade. Sabia que o câncer de mama não atinge apenas mulheres? Apesar de raro, todos os anos, 1% da população masculina é diagnosticada com o câncer. O que reforça ainda mais a necessidade de busca por exames que possam diagnosticar a doença.

É sabido de que a maioria das pessoas, isso em geral, homens e mulheres, não encontram tempo para se consultarem e cuidar da saúde, por estarem inseridos em uma rotina sempre cheia. Mas é preciso entender que sem o cuidado com o corpo e a saúde não há como sobreviver à rotina e intempéries da vida.

Todos estão à mercê de doenças que podem nos assolar sem aviso prévio e qualquer hora. Cabe a cada um de nós a prevenção e busca pelo cuidado.

A doença quando diagnosticada em fase inicial tem maior chance de cura. Sabe-se que o tratamento não é fácil, quimioterapias, radioterapias e uma série de outros tratamentos passarão a serem rotineiros. Cabelo cai, a vaidade acaba atingida, fica-se vulnerável, mas quando se fala em vida, não se pode brincar.
 
 
 
Categoria: Assessoria empresarial
Autor: Marcos Barbosa, Jornalista na Visual Assessoria.
Fonte: INCA, Prefeitura de Americana

  
Vídeos
FRACIONAMENTO DE FÉRIAS | Visual News
FRACIONAMENTO DE FÉRIAS | Visual News
O Visual News de hoje aborda o fracionamento de férias, como pode ser feito, o que prevê a lei e outras tratativas de direito do trabalhador na aquisição do ...
13º SALÁRIO E ENQUADRAMENTO DO SIMPLES | Visual News
DESEMPREGO NO BRASIL | Visual News
SEGURO-DESEMPREGO PELA INTERNET | Visual News
ENDIVIDAMENTO POR CARTÃO DE CRÉDITO | Visual News
O CÂNCER DE PRÓSTATA NO BRASIL | Visual News Especial Novembro Azul
Ver todos os vídeos
Categorias
Postagens mais recentes
• Nova lei proíbe bancos privados de darem crédito a empresas com débito de FGTS
• Reduzir encargos trabalhistas é prioridade, diz secretário da Receita
• Receita libera último lote de restituição do Imposto de Renda
• Sua empresa está preparada para as exigências legais que entram em vigor em 2019?
• Optantes pelo Pert precisam prestar informações este mês para manterem os benefícios
• Regras do seguro-desemprego mudarão a partir de 2019


Uma empresa do Grupo  
Matriz

(19) 3471-0670 / 3475-7210
Dona Amábile Boer, 17
Jd. Bela Vista
CEP: 13.471-612
Americana/SP
Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Aumai Oxycom