Home / Blog
Blog
Número de empresas inadimplentes no país cresce 9,39% em setembro
30/10/2018

 

                       

 

Levantamento feito pela Federação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra o crescimento no número de empresas com contas em atraso em setembro.

 
Levantamento feito pela Federação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra o crescimento no número de empresas com contas em atraso em setembro, registrando alta de 9,39% na comparação com o mesmo período no ano passado. Já na comparação mensalde agosto para setembro deste ano, houve crescimento modesto de 0,56%.
 
Os dados do Indicador de Inadimplência da Pessoa Jurídica revelam que a região com o maior volume de empresas devedoras foi o Sudeste, cujo crescimento foi de 17,16% na comparação anual. Na sequência, entram as regiões Sul, com 4,60%; Centro-Oeste, com 4,38%; Nordeste, com 2,78%; e Norte, com 1,83%.
 
O indicador revela que o número de dívidas em atraso, no nome de pessoas jurídicas, também acelerou em setembro, com alta de 7,25% na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o estudo, o setor de serviços foi o ramo credor que registrou o maior crescimento da inadimplência de pessoas jurídicas, apresentando variação de 9,4%, seguido pela indústria (5,7%) e comércio (2,2%).
 
Considerando as empresas devedoras, a maior parte atua no comércio (46%), seguida do ramo de serviços (40%) e indústrias (9%). Do ponto de vista dos credores – aqueles que deixam de receber - somente as empresas de setor de serviços respondem por 70% do total das dívidas. Na sequência, estão o comércio (17%) e as indústrias (12%). A média é de duas dívidas para cada empresa inadimplente.
 
Segundo o SPC Brasil, as dificuldades econômicas persistem mesmo com o fim da recessão. A entidade afirma que o desemprego elevado e a consequente queda no faturamento das empresas são os principais fatores que puxam o crescimento no número de empresas inadimplentes.
 

Recuperação de crédito para pessoa jurídica

De acordo com o índice, houve alta de 3% no número de empresas que conseguiu recuperar o crédito acumulado de um ano. A alta foi puxada pela Região Sudeste, onde o volume de quitação de dívidas das empresas cresceu 13,8% nos último 12 meses. Nas demais regiões, houve registro de queda: Nordeste registrou -7,9%, Norte e Sul, -5,7%, e Centro-Oeste, -0,3%.
 
Consulta ao indicador pode ser feita nas bases de dados do CNDL e do SPC Brasil. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação.
 
 
 


Fonte: 
Agência Brasil
Categoria: Assessoria empresarial


  
Vídeos
3 DICAS DE INFRAÇÕES QUE O MEI NÃO PODE COMETER | Visual News
3 DICAS DE INFRAÇÕES QUE O MEI NÃO PODE COMETER | Visual News
O Visual News de hoje traz três dicas de infrações que o MEI não pode cometer. REDES SOCIAIS Facebook: www.facebook.com/visualassessoria ...
DISPENSA DO DANFE EM SP | Visual News
MP DA LIBERDADE ECONÔMICA | Visual News
BAIXA GRATUITA PARA EMPRESAS INATIVAS | Visual News
MUDANÇAS NO IRPF | Visual News
SALÁRIO MÍNIMO PARA 2020 | Visual News
Ver todos os vídeos
Categorias
Postagens mais recentes
• A importância de fazer análise de balanços
• SBO: REFIS-2019 oferece até 100% de desconto em juros e multas
• Receita paga nesta segunda restituições do 4º lote do IR 2019
• Fazenda dá oportunidade de autorregularização a contribuintes paulistas do Simples Nacional
• Receita abre consulta ao quarto lote de restituição do IRPF 2019
• Aprovada MP da liberdade econômica, sem regras de trabalho aos domingos e feriados


Uma empresa do Grupo  
Matriz

(19) 3471-0670 / 3475-7210
Dona Amábile Boer, 17
Jd. Bela Vista
CEP: 13.471-612
Americana/SP
Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Aumai Oxycom